roupa unissex roupa unissex

Roupa unissex: entenda a influência dessa tendência na moda

7 minutos para ler

Quantas vezes você comprou uma roupa simplesmente porque gostou, sem se preocupar se era feminina ou masculina? Pois, esse sentimento de liberdade de vestir o que quiser está conquistando o mundo. Para muitos, o futuro das coleções de moda está nas chamadas roupas unissex, aquelas que não têm diferenciais de design, modelagem ou cor. Vestiu, gostou, está confortável? É isso que importa. Para um número crescente de pessoas, essa é a roupa perfeita. 

E muito se engana quem pensa que as roupas unissex são voltadas apenas para o púbico que não se identifica com a binaridade de gêneros. A ideia é ser justamente uma moda universal, que derrube de vez os preconceitos em relação a cores, cortes ou modelos. São peças criadas para todos, sem qualquer distinção, que, por isso mesmo, ampliam o alcance da sua coleção de moda

Gostou da ideia? Veja porque vale a pena adotar e aproveite para conhecer mais sobre a história das roupas unissex.

 

Roupas unissex sempre existiram

O conceito de moda sem gênero, também conhecida como agênero ou de roupas unissex não é novo, mas nunca teve tanta força. Até porque se você olhar um pouquinho mais fundo para a história da moda, vai ver que essa diferenciação entre peças femininas e masculinas só surgiu na Idade Média e na Renascença.

Ou seja, as roupas unissex, na verdade, sempre existiram. Mesmo quando política, economia e religião começaram a criar distinção no vestuário de homens e mulheres, o jeito estereotipado de vestir, ressaltando as curvas femininas, sempre causou certa polêmica. Afinal, era difícil encontrar uma mulher que gostasse da tortura dos espartilhos. 

As saias masculinas, por exemplo, já eram usadas há mais de 3 mil anos entre gregos, sumérios, egípcios, etc. Entre os romanos, o uso de calças chegava a ser considerado um insulto. Elas ocultavam as pernas musculosas das quais tanto se orgulhavam. Até a Era Vitoriana (1837-1901), a saia não era uma peça masculina ou feminina. Era simplesmente uma roupa unissex.

 

O rosa e a Barbie, guerras e Chanel

A associação da cor rosa às vestes femininas só surgiu com a boneca Barbie, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Mas antes disso, na década de 20, uma certa estilista, que revolucionaria o mundo da moda com muito charme, sofisticação e estilo, já havia mostrado que as roupas masculinas também eram perfeitas para o público feminino. 

E assim, na década de 20 do século passado, a icônica Coco Chanel encantou e transformou a sociedade da época vestindo calças, blazers e camisas masculinas. E arrebanhando uma legião imensa de seguidores mundo afora.

Na verdade, apesar do pioneirismo na moda, Chanel tornava fashion o que as mulheres já haviam feito por necessidade. Com os homens na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) elas trocaram as saias pelas calças compridas dos maridos para ocupar seus lugares nas fábricas. 

Claro que depois disso o mundo da moda nunca mais foi o mesmo. As roupas unissex começaram a ganhar cada vez mais espaço, quebrando esterótipos e reforçando a necessidade de ter liberdade ao vestir.

 

Marcas começam a se reinventar

Hoje, vários fatores estão impulsionando o mercado das roupas unissex. O movimento Queer, LGBTQIA+ e feminista, a forte adesão dos millennials contra as opressões sociais e o preconceito em geral, e até mesmo a pandemia – que reforçou a importância da liberdade de ser e se expressar – são alguns deles.

Tanto que, para muitos, a moda agênero já é parte integrante do cotidiano, tão normatizada no dia a dia que nem chega mais a ser objeto de discussão. Essa moda livre de gênero e atende a todos os corpos é o próprio direito de ser o que se quiser, respeitando sua essência – seja ela qual for.

O reconhecimento da importância das roupas unissex nos novos hábitos de consumo está fazendo com que muitas marcas se reiventem. O varejo que o diga. Hoje é muito difícil encontrar uma loja de shopping sem várias peças de moda agênero.

E é muito fácil adotar essa ideia na próxima coleção de moda. Basta pensar em peças que possam ser vestidas por qualquer um, peças exatamente iguais, mas em tamanhos diferentes para vestir pessoas independentemente da altura, do peso ou da idade. 

 

Veja como integrar peças de roupas unissex na sua loja

Uma boa ideia é colocar as roupas unissex em uma seção separada, apenas para que sejam mais facilmente encontradas. Além disso, se é uma moda para todos, não tem porque separá-la pelos setores masculino e feminino. Isso, é claro, se não quiser transformar toda a loja em um ambiente totalmente inclusivo e sem preconceitos.

Algumas roupas unissex são básicas e devem constar da sua coleção:

 

Moletom

O mood comfy ganhou ainda mais força com a pandemia e quando o friozinho do inverno começa a dar as caras, é praticamente um must have no armário. Sejam neutros ou glamourizados, o moletom é dessas roupas unissex que passeiam entre a casa e a rua com facilidade, justamente uma das grandes tendências de moda atuais.

 

Parka

A pegada militar do casaco com ajuste na cintura já conquistou o mundo da moda para todos há tempos. Extremamente versátil, pode ser produzida em praticamente qualquer tecido para ser usada com calças, saias, bermudas e shorts, etc. Dá um toque descontraído e elegante a qualquer ocasião.

 

Camisetas clássicas

Os modelos clássicos de manga curta e gola careca são básicos e ficam bem em qualquer tipo de corpo. 

Combinam com tudo e podem ser oferecidos em diversas cores, com os mais diversos tipos de tingimentos. Além das lisas, aproveite para investir também em estampas diferenciadas, como o tie dye, outra grande tendência.

 

Calça jogger

A calça jogger é outro clássico das roupas unissex que não pode faltar na sua loja. As mais tradicionais são as de moletom, mas também podem ser produzidas em outros tipos de malha, adaptando-se bem a qualquer estação do ano.

A pegada comfy casual também coloca a peça como uma das grandes tendências atuais. Cai bem em todos os corpos, idades, sexos e medidas

 

Casaco com capuz

O casaco com capuz é outra peça indispensável quando os dias começam a esfriar. Leve e, ao mesmo tempo, quentinho na medida certa, tem um toque estético que ajuda a dar uma sensação ainda mais aconchegante. 

Aproveite para variar entre modelos de casaco de moletom com ou sem capuz, com ou sem bolsos laterais ou canguru.

Entendendo e adotando as roupas unissex na sua coleção você estará criando diferenciais de atendimento à sua loja e reforçando a identificação de marca com seu público-alvo.

Quer saber mais sobre como aumentar sua competitividade no mercado? Então descubra por que o consumo de roupas básicas está aumentando tanto em todo o mundo!

Avalie este conteúdo
Posts relacionados

Deixe um comentário