coleção de moda - na imagem diversos cabides com roupas coleção de moda - na imagem diversos cabides com roupas

Coleção de moda: como escolher as peças para a sua loja

5 minutos para ler

Para quem está começando uma loja de roupas, escolher as peças gera dúvidas. Por outro lado, para quem já está no mercado, reavaliar a escolha dos produtos pode significar uma guinada nas vendas. De uma forma ou de outra, definir no que apostar para a próxima coleção de moda é um desafio.

Assim como em qualquer outro setor, é preciso planejamento e estratégia. O ponto inicial é o público-alvo. Quanto mais informações tiver sobre o mercado desejado, mais assertivas serão as escolhas.

Mas não basta definir o público, é preciso ter informações constantemente atualizadas, pois o mercado vive mudando e novos hábitos de consumo surgem a todo instante.

Algumas dicas podem ajudar na escolha das peças acertar em cheio na coleção de moda. Use-as como base e crie sua própria estratégia de vendas.

 

Limite o número de peças da coleção de moda

Cuidado com o exagero na hora de comprar. É melhor renovar a compra do que ficar com peças encalhadas no estoque. Limite a quantidade para 3 a 5 peças de cada tamanho, deixando volumes maiores para as que têm mais saída.

Cuidado também com as cores. Na dúvida, opte pelas peças básicas. Tons muito chamativos devem ser pontuais.

 

Construa personas para entender a demanda

Coleções de moda são feita de muitas peças, as vezes abrangindo diferentes usabilidades e situações e até mesmo estilos diferentes do mesmo público-alvo. 

Uma boa estratégia é construir personas. Elas são a representação do público ideal, baseadas em dados reais como idade, sexo, hábitos de consumo, hobbies, motivações, gostos e atividades sociais. Em muitos casos há o conhecimento também dos objetivos, desafios e preocupações.

A persona é um perfil do cliente ideal, mas não deve ser uma única, mas pelo menos 3, que abrangem todo o público. Utilize dados, pesquisas e interações para descobrí-las.

 

Pesquise preferências e colete o máximo de informações

Como conseguir essas informações para criar as personas? Aproveite as redes sociais para fazer enquetes e pesquisas, peça para preencher pequenos questionários digitais, observe a reação, preste atenção aos comentários nos posts, interaja, pergunte.

Anote o que mais sai na loja física e nas vendas, isso também o ajudará a segmentar o público. A partir daí fica mais fácil, escolher as melhores peças da coleção de moda.

 

Não esqueça a concorrência

Sabe aquele ditado “um olho no peixe e o outro no gato”? Para administrar bem o seu ponto de venda é preciso analisar regularmente a concorrência.

Primeiro identifique os concorrentes diretos e secundários. Se manter atualizado sobre o que estão fazendo: campanhas de marketing, novidades nas coleções de moda, promoções, campanhas, sorteios, vitrines.

Mas lembre-se, a ideia aqui não é copiar, mas buscar inspiração para criar as próprias campanhas personalizadas. O importante é não ser pego de surpresa nem ficar atrás, mas manter uma competitividade saudável no mercado criando diferenciais.

 

Escolha sempre peças de qualidade

A busca pela qualidade na coleção de moda deve ser o fio guia da sua loja. Preste atenção aos tecidos, ao acabamento, ao design. Fazer questão de qualidade é uma forma de demonstrar respeito pelos consumidores, que estão mais exigentes.

Hoje os clientes querem saber sobre a produção, os materiais empregados e até soluções sustentáveis da confecção, mas também nos pontos de venda.

Por isso, muita atenção aos fornecedores. Antes de fechar negócio, pesquise referências, experiências de mercado, reputação e pontualidade na entrega, por exemplo. Tudo isso influência na forma como a coleção de moda é recebida pelo público.

 

Tendências não devem ser maioria no mix

Claro que a coleção de moda deve ter as principais tendências de moda, mas não são elas que mais vendem. São as peças clássicas e básicas que devem ser maioria.

Todo público adora encontrar novidades antenadas com o mundo da moda, mas cada vez mais há uma busca pelas roupas atemporais. São aquelas que ultrapassam estações sem perder a graça, que podem ser facilmente intercambiadas para criar looks novos e irresistíveis.

Escolha peças que incentivem a criatividade dos clientes na composição dos visuais para as mais diversas ocasiões. O aproveitamento máximo das peças é a grande tendência do momento.

 

Saiba aproveitar a sazonalidade

Não pense apenas nas estações, mas também nas datas comemorativas para atualizar sua coleção de moda. Teste combinações para o Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados e até mesmo jogos esportivos importantes.

Mostre que você se importa com os cliente e que a loja está sempre atualizada com os principais acontecimentos. Aproveite para lançar campanhas e promoções com produtos específicos, ajudando a liberar o estoque.

Quer saber mais dicas para otimizar suas vendas? Continue acompanhando nosso Blog e fique sempre por dentro das principais novidades do setor!

Confira o nosso guia com informações completas sobre o nosso Private Label | Clique aqui | IZ Têxtil

Avalie este conteúdo
Posts relacionados

2 comentários em “Coleção de moda: como escolher as peças para a sua loja

Deixe um comentário