estampas de roupa estampas de roupa

Estampas de roupa: todas as possibilidades de aplicações

4 minutos para ler

A maioria das pessoas não quer que a vida passe como uma página em branco e é comum usar a moda para refletir preferências e opiniões. E ao que tudo indica isso não é de hoje. As primeiras estampas de roupa que se tem notícia surgiram entre os fenícios, entre 3.000 e 322 a.C., que usavam o método de estamparia em blocos e a tecelagem trabalhada em fios coloridos.

Algumas técnicas de produção de estampas em roupas são usadas até hoje. É o caso da serigrafia, encontrada sobre linho em tumbas egípcias de 8 mil anos. Mas a verdade é que a estamparia é uma forma de expressão milenar.

O que não faltam são técnicas, desde as mais tradicionais até às revolucionárias, criadas pela tecnologia. Por isso, para quem vive no mundo da moda, não aproveitar todas as vantagens das estampas em roupas é perder grandes oportunidades de vendas

Conheça algumas das técnicas mais utilizadas e todas as possibilidades de aplicações.

 

Veja como personalizar sua coleção de moda com estampas de roupa

Imagine fidelizar seu público-alvo com produtos exclusivos? Conhecer mais sobre as técnicas de estampas de roupa  e como elas podem ajudar a exercitar a criatividade.

 

Serigrafia

serigrafia - estampas de roupa

Uma das mais antigas que se tem notícia, a serigrafia também é conhecida como silk screen. Essa forma de produzir estampas de roupa é bastante fácil, principalmente porque não utiliza calor.

A técnica utiliza uma tela de poliéster ou nylon por onde a tinta é vazada através da pressão com um rodo ou puxador. A gravação é feita por foto-sensibilidade em uma mesa de luz.

Dessa forma, os pontos escuros são aqueles vazados por onde a tinta passou e os claros onde a tinta não penetrou. É feita de forma manual ou automatizada.

Essa é a técnica que nós, da IZ Têxtil, utilizamos. As cores ficam mais harmoniosas e a resistência é maior, trazendo mais qualidade ao produto final. Outra vantagem é a possibilidade ampla de combinações de cores.

 

Transfer

transfer - estampas de roupa

Forma bastante simples de produzir estampas de roupa, nada mais é do que a passagem de uma imagem do papel para o tecido. A tinta é transferida por prensa ou prancha térmica a determinada temperatura.

Pode ser feita com resina (para roupas claras) ou película emborrachada (tecidos escuros), variando de acordo com o resultado desejado.

Feitas por computador, as estampas de roupa por transfer têm ótima resolução e costumam ser muito bem aplicadas em tecidos 100% algodão, que aguentam bem o calor envolvido no processo.

 

Estampa rotativa

estampa rotativa - estampas de roupa

Como o próprio nome já diz, esse tipo de estampa de roupas é uma sequência de padrões que preenche toda ou partes da área do tecido. O processo é industrial e envolve a utilização de cilindros metálicos com microperfurações por onde a tinta passa para o tecido.

Cada cilindro recebe uma cor, por isso geralmente as estampas costumam ter, no máximo, dois ou três tons, de forma que o custo da produção seja mais baixo.

 

Estampa a laser

estampa a laser - estampas de roupa

É moderna, mas também é limitada. A questão é que este tipo de estampa de roupas acaba meio queimando o tecido e tem apenas uma cor. Verdade que esse efeito tem seu charme, lembrando uma espécie de serigrafia corroída, o que acaba agradando a um público bem específico.

 

Sublimação

sublimação - estampas de roupa

Nesse processo a tinta passa do estado gasoso para o sólido diretamente, sem se tornar líquida. E é no estado gasoso que ela é absorvida pelo tecido.

O resultado é um acabamento com boa qualidade, baixo custo e muito agradável, já que é praticamente imperceptível ao toque. A parte chata é que não pode ser aplicada em tecidos escuros e apenas em tecidos com maioria da composição em poliéster.

 

Estamparia digital

estamparia digital - estampas de roupa

Outra forma bastante comum de fazer estampas de roupa é digitalmente – até por ser bastante prática. Como há pouquíssimo desperdício, é considerada uma forma sustentável e fácil de ser feita em grandes ou pequenas quantidades.

No entanto, o custo aumenta por conta do maquinário e da tinta. É preciso também dar atenção à composição do tecido, já que não são todos que oferecem boa fixação da tinta.

 

Viu como pode ser interessante e bastante lucrativo investir nas estampas de roupa para personalizar sua coleção de moda?

Continue acompanhando nosso blog para receber as melhores dicas do mercado e ficar por dentro das últimas novidades!

Veja nosso guia com informações completas sobre o Private Label | Clique aqui | IZ Têxtil

Avalie este conteúdo
Posts relacionados

Um comentário em “Estampas de roupa: todas as possibilidades de aplicações

Deixe um comentário