como criar uma marca de roupa como criar uma marca de roupa

Como criar uma marca de roupa: do conceito às peças

5 minutos para ler

Como criar uma marca de roupa? Essa é uma pergunta comum de quem está iniciando uma marca. Aliás, nem só, mas também é uma dúvida daqueles que têm loja multimarcas e querem iniciar a coleção própria.

O processo é delicado e exige atenção. Antes de mais nada, deve-se pensar a quem a marca se destina e, a partir daí, criar estratégias de identificação com o público-alvo de acordo com a mensagem que se quer passar.

Montamos uma lista de 8 passos para ajudar você que está querendo criar uma marca de roupa e não sabe por onde começar. 

 

Veja 8 passos de como criar uma marca de roupa e se destacar no mercado

Todos os passos devem ser marcados pelo DNA da marca desde o início, então coloque no papel:

  • Quais são os objetivos?
  • Onde espera estar daqui a 3 anos? E daqui a 5 e 10 anos?
  • Quem são e qual a mensagem que se quer passar para os consumidores? O que você espera que as pessoas pensem e sintam quando virem os produtos?
  • Como pretende passar essa mensagem?

Não esqueça que a sua marca é a forma como as pessoas enxergam você no mercado, a impressão que você passa. Por isso ela precisa ser consistente e coerente em todas as suas ações.

Então se você quer saber como criar uma marca de roupa do zero, muita atenção a estes 8 passos:

 

1 – Defina um propósito de marca

O conceito é tudo. Ou seja, por que ela existe? É o propósito que guiará toda a linha estratégica, toda a cultura organizacional para atingir os seus objetivos.

 

2 – Escolha um nome

A marca é muito mais do que um nome, mas ele também é muito importante. Ele deve ser impactante, fácil de lembrar e difícil de copiar. Você pode usar seu próprio nome, pode inventar uma palavra, usar iniciais de uma frase que descreva sua ideia (que sejam fáceis de lembrar e falar), usar uma metáfora ou combinar palavras para formar um novo nome, por exemplo.

 

3 – Elabore a comunicação visual

Quer saber como criar uma marca de roupa de sucesso? Dê muita atenção à comunicação visual. Ela é a forma como as pessoas verão a sua marca – e ela vai bem além da logo.

Dela fazem parte as fontes, a logo e as cores, que devem ser escolhidas de acordo com o que você quer passar. Essa identidade visual deve ser consonante com o DNA da marca e estar presente em todas as peças promocionais: panfletos, etiquetas, loja virtual, anúncios, blog, adesivos, tags, etc.

A comunicação visual é o grande fator de identificação instantânea e é tão importante que pode e deve evoluir junto com a sua marca, sempre se mantendo dentro da proposta.

 

4 – Trace metas e objetivos

Sempre que você sai de casa tem o objetivo de chegar em algum lugar. Acontece a mesma coisa com a marca. Trace metas – realistas, claro – para os próximos anos e pense o que é preciso para chegar lá.

 

5 – Conheça bem o público-alvo

Como já dizia Caetano Veloso, “Existimos: a quem será que se destina?” (Cajuína, 1979). Então, conhecer bem a quem se destina sua marca é fundamental para compreender os pontos de identificação que devem ser criados/reforçados.

Faça pesquisas, questionários, descubra o que as pessoas esperam do produto, os anseios, hábitos, principais redes sociais, hobbies, etc.

 

6 – Determine o tom de voz

Pensar em como criar uma marca de roupa também envolve definir como ela conversará com o público. Hoje, as redes sociais são vitais para qualquer empresa, não só para vender, mas criar relacionamento com os clientes e clientes em potencial (leads).

O comportamento linguístico da marca nos posts – seja nos textos, legendas ou mesmo pelas imagens – deve ter o tom de voz definido de acordo com o perfil do público-alvo.

E tudo isso também faz parte da comunicação visual e do processo de identificação de marca, criando diferenciais no mercado.

 

7 – Cuidado com os fornecedores

Saber escolher bem os fornecedores têm a ver sobre como criar uma marca de roupa. A escolha das matérias primas tem que estar antenada com o DNA da marca.

Por exemplo, se você prega a sustentabilidade, seus fornecedores também devem ser eticamente responsáveis. Hoje os consumidores exigem transparência nos processos e gostam de saber todos os detalhes da produção.

Trabalhadores mal remunerados, por exemplo, ou testes em animais podem afetar negativamente a imagem da marca.

Por outro lado, as matérias-primas são fundamentais para a qualidade das roupas. Avalie conforto, produtos químicos envolvidos, qualidade, durabilidade e tecnologias empregadas, por exemplo.

 

8 – Procure gerar confiança

Cada vez mais os consumidores querem saber tudo sobre a marca. Pesquisa do Shopify mostra que a maioria deles visita a página “Sobre nós” do negócio antes de comprar pela primeira vez.

Assim, eles procuram conferir a visão, missão e propósito para descobrir se há realmente uma identidade com a marca. Clientes com consciência social, por exemplo, gostam de saber se a empresa é administrada de forma sustentável.

Lembre-se que gerar confiança é fundamental no processo de fidelização dos clientes. Quanto mais transparente a sua relação com o consumidor, mais diferenciais de relacionamento criará para a sua marca.

Agora que você já sabe como criar uma marca de roupa, continue acompanhando o Blog da IZ Têxtil para receber sempre as melhores dicas para a sua empresa!

[Private Label] Confira o nosso guia da Private Label e tenha informações completas.  | IZ Têxtil

Avalie este conteúdo
Posts relacionados

Um comentário em “Como criar uma marca de roupa: do conceito às peças

Deixe um comentário