tingimento de roupa tingimento de roupa

A importância de um bom tingimento de roupa

3 minutos para ler

Você sabia que o tingimento de roupa é uma técnica milenar? De acordo com os historiadores, acredita-se que tenha surgido antes de 2.000 a.C. na Índia.

Dos pigmentos naturais de então às inovações tecnológicas de hoje, o tingimento de roupa se tornou um dos processos mais importantes de toda a cadeia produtiva da moda, envolvendo diversos estágios e métodos.

Saiba mais sobre o assunto e entenda por que o tingimento de roupa é tão importante no mundo da moda!

 

No que consiste o tingimento de roupa

Podem até ser poucas as pessoas que se preocupam com o tingimento de roupa em si quando compram uma peça, mas com certeza são muitas as que se decepcionam com a marca se a cor ou a estampa desbotar ou manchar com facilidade.

Por isso, ter um tingimento de roupa de qualidade é essencial para o sucesso da marca, já que é a sua imagem que está em jogo. Mas para isso é preciso conhecer como o processo é feito e as etapas.

Basicamente, o tingimento de roupa consiste em modificar quimicamente a cor da fibra têxtil através de dispersão ou imersão do tecido em uma solução com materiais corantes.

Assim, o tecido passa por diversos processos químicos que, além de tingir, melhoram a aparência e a conservação das cores. As etapas, no entanto, variam de acordo com a natureza das fibras têxteis.

Todo o processo de preparação e tingimento é chamado de beneficiamento. Ele é também bastante complexo, variando com as características do tecido e com a técnica utilizada, e tem pelo menos três etapas básicas: montagem, fixação e tratamento final.

Antes do tingimento, o tecido é preparado. São removidas todas as impurezas, que podem ser ceras, pectinas naturais, gomas, óleos, parafinas, etc.

O tingimento de roupa pode ser então feito em fio (como em lãs e filamentos e para tecidos mesclados); em fios (feito em bobinas para listrados, xadrezes e jacquard, e urdume aberto ou em corda para índigo); ou em tecido, realizado junto com o beneficiamento e excelente para a produção de cores lisas e uniformes.

 

Principais vantagens para a marca

Para as marcas é muito importante oferecer produtos com um tingimento de roupa de qualidade. É ele que vai garantir que a coloração não saia com as lavagens, prejudicando a aparência original com a qual foi adquirida, como também pode manchar outras peças, aumentando o prejuízo do cliente.

Por outro lado, um bom tingimento de roupa garante maior tempo de uso, peças com aparência de novas por mais tempo, e até mais maciez do tecido com a remoção adequada das impurezas na etapa de preparação.

O processo também pode garantir tons e estampas diferenciados, como a tie dye, agregando ainda mais valor à sua coleção de moda.

Por isso, é muito importante encontrar um fornecedor com alto padrão de produção e controle de qualidade, com soluções integradas ao perfil da sua marca.

Venha conhecer a IZ Têxtil e comece hoje mesmo sua próxima coleção de moda.

[Private Label] Confira o nosso guia da Private Label e tenha informações completas.  | IZ Têxtil

Avalie este conteúdo
Posts relacionados

Um comentário em “A importância de um bom tingimento de roupa

Deixe um comentário