tendência de cores - na imagem diversas camisas em diversas cores tendência de cores - na imagem diversas camisas em diversas cores

Tendência de cores para 2022

4 minutos para ler

Ter um bom planejamento é um dos pilares para uma coleção de moda de sucesso. E quem é criativo está com o olhar lá na frente, começando as pesquisas para os próximos anos. As previsões globais têm um material farto, principalmente em relação à tendência de cores para 2022. Por isso, vale a pena dar uma olhada nas novidades e começar a preparar seu mood board.

 

Tons neutros e atemporais são a base da tendência de cores para 2022

Uma ideia sempre interessante é criar uma base de tons neutros para a coleção. A tendência de cores para 2022 mostra os neutros atemporais ganhando força, principalmente preto, marrom e verde, entre as cores escuras. 

Mas não se iluda, nada é tristeza ou comedimento em excesso. Cores quentes e exuberantes, como o pink pop e o roxo, dão ânimo aos looks. Assim como tudo o que lembra as baladas pré-pandemia, como lurex, metalizados, foil e glitter. 

O contraste de brilho e opacidade, aliás, é tudo nessa tendência de cores 2022, assim como a diferença de tom pela mistura de tecidos em textura diferente.

Em tempo, isso vale tanto para os neutros dark quanto para os clarinhos, como o branco, e os pastéis de inspiração candy. 

 

Preto aparece com destaque entre as tendências

O preto, a propósito, ganha destaque entre as tendências de cores para 2022, porém extraído de forma sustentável. Afinal, é uma das cores globalmente mais usadas, embora ainda a partir de derivados do petróleo.

Na esteira das pesquisas para o desenvolvimento do preto sustentável, a WGSN, uma das maiores empresas de análise de tendência do mundo, sugere a exploração da cor a partir de pigmentos atóxicos.

Além da tendência do preto em looks monocromáticos, porém não uniformizados, a ideia é combinar com acabamentos que criem diferenciais à superfície, como opacos, brilho e semi-brilho.

 

Emoção e resiliência com certa nostalgia

Já estamos há quase dois anos na pandemia, e ninguém ousa mais apostar em uma data de término. Com ela, chegou uma das mais poderosas tendências de cores para 2022: os tons que transcendem as estações. 

No rastro dessa incerteza, os consumidores ainda estão emotivos, mas resilientes e esperançosos. Colado mais do que nunca com a sustentabilidade na moda, eles querem cores que não cansem, que se intercambiem e assim se renovem.

Tons terrosos que dão segurança, azuis que confortam o espírito e rosas procuram combinar a inovação do mundo digital, cada vez mais presente com a familiaridade de antigas coleções.

 

Estética digital em cores mutantes

Já para a WGSN, as cores serão fundamentais para experiências imersivas e transformadoras. Assim, a estética digital deve resultar no uso dinâmico e mutante de acordo com o comportamento ou o ambiente.

Na prática, essa tendência de cores para 2022 se traduz em filtros digitais, efeitos de espectro de cores, rosa neon, ultravioleta, azuis vibrantes e efeitos de luz.

Efeito - tendência de cores
Fonte: WGSN

Violeta e verde são o foco dos pigmentos naturais

Por outro lado, para a WGSN a sustentabilidade no mundo da moda é um caminho sem volta, onde os pigmentos naturais são fortes personagens.

Tecnologias têxteis de ponta já estão produzindo fibra biodegradável naturalmente fluorescente e nanoestruturas que refletem a cor (cores estruturais).

Com base nessas inovações, a tendência de cores para 2022 coloca as cores vivas em foco. Em especial o violeta e o verde, além de efeitos furta-cor e fluorescentes.

Pigmentos naturais - Tendência de cores
Fonte: WGSN

Neutros puros realçam a beleza dos tecidos em estado natural

Mais uma vez ditando a tendência de cores para 2022, a sustentabilidade impulsiona os neutros puros. Tons sem tingimentos e/ou reaproveitados já estão sendo utilizados em marcas como a Converse, Adidas, Story mfg e Icicle.

A WGSN aponta os nuances brancos, beges, crus e alvejados para as paletas das próximas temporadas. 

Quer saber mais sobre cores e tendências de moda? Continue acompanhando nosso blog e receba as melhores dicas e novidades do setor.

[Private Label] Confira o nosso guia da Private Label e tenha informações completas.  | IZ Têxtil

Avalie este conteúdo
Posts relacionados

Deixe um comentário