Como gerenciar uma loja de roupas Como gerenciar uma loja de roupas

Como gerenciar uma loja de roupas

5 minutos para ler

Ter uma loja de roupas é um sonho que pode se tornar um pesadelo se não houver uma boa administração. Afinal, muito mais do que controlar o fluxo de caixa, há outros fatores que precisam ser estudados, planejados estrategicamente e gerenciados para alcançar os objetivos pretendidos.

O primeiro passo, então, é pensar na loja de roupas como uma empresa. Deve haver todo cuidado com o financeiro, com o estoque, mas também com os recursos humanos e a divulgação da marca, que precisa ter uma boa comunicação com o público-alvo.

Por outro lado, é preciso entender que cada dia é um aprendizado. Afinal, mesmo tendo vários macetes administrativos em comum com outras empresas, uma loja de roupas tem particularidades que precisam de atenção redobrada. 

Bem gerenciada e oferecendo uma boa experiência de compra aos clientes, uma loja de roupas não tem limites de crescimento. Então fique ligado nessas dicas para criar diferenciais que podem tornar seu negócio um sucesso!

 

 

Por que ter uma loja de roupas?

por que ter uma loja de roupas

Ter uma loja de roupas não é apenas um ideal: é fazer parte de uma das maiores forças econômicas do país. Conforme a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o varejo corresponde a 47% do Produto Interno Bruto brasileiro – ou seja, quase metade do PIB. E, acredite, isso é muita coisa.

É claro que isso faz com que muita gente fique de olho na sua parte do bolo, acirrando cada vez mais a competitividade. Por isso, criar diferenciais administrativos e de atendimento é fundamental para ganhar destaque no mercado. 

Algumas dicas podem ajudar a manter a saúde financeira, conquistar mais clientes e expandir sua marca.

 

Comece com um bom planejamento

Comece com um bom planejamento

Como qualquer outro negócio, uma loja de roupas precisa de um bom planejamento. Defina seus objetivos: onde pretende estar daqui a dois, cinco, dez anos? O que (e como) é preciso fazer para chegar lá?

Basicamente há 4 tipos de planejamento:

Financeiro – É o entendimento da real situação econômica do negócio. São traçadas diretrizes que devem ser seguidas e revisadas com frequência, mas o planejamento deve ser refeito anualmente. A ideia é evitar que qualquer solução seja aceita sem questionamentos e dotada sem informações corretas para analisar os resultados obtidos.

Operacional – Organiza as atividades de cada colaborador para alcançar seus objetivos a curto prazo.

Tático – Organiza e controla as áreas da loja de roupas, como vendas, financeiro, estoque, etc, para obter resultados a médio prazo.

Estratégico – Define ações mais genéricas para cumprir seu objetivo a longo prazo.

 

Organize seu financeiro

Organize seu financeiro

É preciso ter visibilidade diária do fluxo de caixa (entradas e saídas) para ter controle do financeiro. Procure manter uma reserva de emergência para épocas de baixo movimento ou necessidade de algum tipo de investimento – oportunidades, decoração, pessoal, tecnologia, obras, etc. Um financeiro organizado também ajuda a decidir a melhor hora de apostar no aumento do estoque, por exemplo.

 

Controle o estoque

Controle o estoque

O cuidado com o estoque é essencial na loja de roupas. Ele deve ser organizado, ter definido um nível mínimo e máximo de peças, e um bom giro, evitando peças paradas. Faça promoções para vender rapidamente e trazer novidades para seus clientes. 

Atualize os produtos principais, lembrando de apostar em roupas básicas, que dificilmente ficam encalhadas. Crie um controle eficiente que economize tempo, agilize a busca e evite retrabalhos.

 

Saiba escolher os fornecedores

Saiba escolher os fornecedores

Esse é um ponto importantíssimo em uma loja de roupas. Escolha fornecedores com base na qualidade dos produtos, e não no preço. Analise os prazos de entrega, os métodos de fabricação e tingimento, o cuidado com os acabamentos e o toque do tecido na pele. 

Pesquise a empresa no mercado, busque referência de clientes antigos, analise a expertise e a variedade de produtos oferecida. Um bom fornecedor faz uma diferença imensa na fidelização de seus clientes e no crescimento da marca.

 

Invista em ações de marketing

Invista em acoes de marketing

Não adianta ter uma loja de roupas perfeita se as pessoas não souberem que ela existe. É preciso fazer campanhas com ações de marketing estratégicas. Para isso, conheça muito bem seu público-alvo para entregar conteúdo que gere valor, com soluções que falem diretamente às principais dores dos seus clientes.

Tenha também uma boa comunicação visual, com uma identidade de marca que transmita a essência da sua marca. Invista em redes sociais, promoções sazonais, coleções cápsula, e-mail marketing e conteúdos de engajamento.

 

Priorize a experiência do cliente

Priorize-a-experiencia-do-cliente

Os clientes são os maiores ativos de uma loja de roupas.. Tudo deve levar à melhor experiência de compra possível: da organização do PDV ao treinamento da equipe, das formas de pagamento às opções de devolução e troca, dos canais de atendimento ao pós-venda.

Mais do que vender, procure criar um relacionamento de confiança, tendo como base o respeito pelo consumidor, a identificação dos novos hábitos de consumo, a escolha dos melhores fornecedores, o engajamento do time, a identificação de tendências e a transparência nos processos. 

Com essas dicas como guias, sua loja de roupas tem muito mais chances de se destacar no mercado e alcançar o sucesso que você merece!

Quer uma dica extra? Veja por que é tão importante investir na moda atemporal em suas coleções!

 

Private Label Básico - Iz Têxtil | Saiba Mais | Roupas personalizadas | Soluções

Avalie este conteúdo
Posts relacionados

Deixe um comentário