pedidos sob encomenda pedidos sob encomenda

Pedidos sob encomenda: por que programar as compras de mercadoria com antecedência

4 minutos para ler

O controle de estoque é importante em qualquer setor e a previsão de compra de suprimentos deve existir. No entanto, para o setor têxtil essa organização é ainda mais importante, visto que há períodos de maior procura. A solução é o cronograma de pedidos sob encomenda.

Por isso, cada vez mais o departamento de compras é tão importante quanto o de vendas. Afinal, não adianta colocar à venda o que você não vai ter para oferecer ao consumidor.

Assim, saber dimensionar seus pedidos sob encomenda é muito importante. É preciso um planejamento que leve vários fatores em consideração para não decepcionar seus clientes. Veja algumas dicas.

 

Por que é importante dimensionar bem os pedidos sob encomenda

Uma das dificuldades de dimensionamento do estoque é o medo de ficar com mercadoria encalhada. Mas, se por um lado o estoque significa dinheiro parado, que só se transforma em lucro após vendido, a falta dele também pode ter consequências negativas para o negócio.

Quando você anuncia, mas não tem para vender, além de perder as vendas, é bem comum perder também os clientes. E os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Por isso, quando o assunto são os pedidos sob encomenda, as compras se tornam um assunto ainda mais relevante. Entre outros pontos, o lojista precisa dimensionar bem a quantidade, mas também o prazo hábil para receber o material comprado.

 

Cruzamento de dados é essencial no planejamento

É muito importante ter organização no controle de estoque. Isso significa não só saber quantas peças tem, mas quantas, de cada produto, você precisa ter em determinado período. Além disso, você precisa saber com quantas peças precisará para a reposição.

Mas os períodos não são todos iguais, nem as peças saem todas com a mesma frequência. Então tudo deve ser muito bem anotado para poder ser feito um planejamento conforme a estação, datas comemorativas e períodos de desconto.

Esse cruzamento de dados que permitirá fazer uma programação assertiva dos pedidos sob encomenda.

Ou seja, é a análise do fluxo de vendas que mostrará como fazer uma reposição eficiente dos produtos. Inclusive considerando o tempo de preparo dos pedidos sob encomenda.

 

Estabeleça quantidades mínimas e máximas

Pense na estratégia de estoque. O mesmo não deve ficar defasado e nem com excesso de peças. É preciso evitar o desperdício e lidar com sobras.

Assim, é preciso chegar em um cálculo de quantidades mínimas e máximas de reposição. Esse cálculo deve considerar também a época do ano – e o próprio aumento dos pedidos sob encomenda.

 

Fornecedores devem ser parceiros estratégicos

A programação do lojista, portanto, não deve considerar apenas as próprias necessidades sazonais. Ela deve contemplar também a logística dos fornecedores. E, para isso, é muito importante que sejam verdadeiros parceiros da sua empresa.

Assim, procure manter um bom relacionamento eles. Você vai escolher empresas de confiança e consolidadas no mercado. Mas procure ir além do relacionamento comercial superficial.

Para fazer seus pedidos sob encomenda, converse e descubra as melhores formas e prazos, as épocas em que o contato deve ser feito com mais antecedência, meios de facilitar a entrega ou conseguir melhores condições de pagamento segundo a programação dos pedidos.

No entanto, ninguém está livre de emergências. Então procure manter um bom relacionamento e averígue a possibilidade de flexibilização de prazos em circunstâncias fora do normal.

 

Acabe com a “era do achismo”

Enfim, é muito importante ter tudo bem programado para não ter problemas com seus pedidos sob encomenda. Acabe com a “era do achismo” tendo tudo bem documentado e promovendo uma integração organizacional entre compras e vendas.

Analise seu histórico para compreender melhor a movimentação do estoque e procure manter uma relação de parceria com seus fornecedores.

Desta forma é possível fazer uma programação eficiente e gerar muito mais lucro para o seu negócio.

Está começando? Então aproveite para saber tudo o que é preciso sobre como criar uma marca de roupa!

[Private Label] Confira o nosso guia da Private Label e tenha informações completas. | IZ Têxtil

Avalie este conteúdo
Posts relacionados

Um comentário em “Pedidos sob encomenda: por que programar as compras de mercadoria com antecedência

Deixe um comentário