[Parte 2] Experiência Sensorial: A chave para conquistar a fidelidade dos clientes

8 minutos para ler

Dando continuidade ao conteúdo anterior sobre a aplicação dos atributos sensoriais em produtos de moda, estamos empolgados em compartilhar mais informações valiosas com você. Se você ainda não conferiu nosso artigo anterior, não perca tempo e veja agora mesmo para ter insights e exemplos interessantes sobre como os estímulos sensoriais podem impulsionar o sucesso da sua marca no mercado da moda, pois eles são parte essencial de como nos conectamos emocionalmente com as marcas e como elas se tornam parte integrante de nossas vidas.

É importante lembrar que, em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, podemos acabar negligenciando certos estímulos sensoriais fundamentais. No entanto, as marcas têm uma incrível oportunidade de preencher essa lacuna e oferecer experiências multissensoriais que nos energizam como seres humanos. Ao investir em estímulos sensoriais envolventes, você poderá proporcionar aos seus clientes uma experiência única, fazendo com que eles se identifiquem e se apaixonem pela sua marca.

Então, vamos mergulhar nesse fascinante mundo dos estímulos sensoriais na moda e descobrir como você pode utilizar essa abordagem para criar uma conexão duradoura com seus clientes. Continue lendo!

 

Paladar

O sentido do paladar tem um papel fascinante em nossa vida, estando intrinsecamente ligado à percepção e emoção, e desempenhando um papel crucial em nossa sobrevivência. Se você é um apreciador de café, ao mergulhar no conteúdo temático sobre essa deliciosa bebida, é muito provável que você tenha sentido um forte desejo de degustá-la, mesmo que no momento não estivesse ao seu alcance. Por outro lado, se você não é um entusiasta do café, sua reação pode ter sido diferente, possivelmente até de repulsa, devido às suas preferências pessoais. No entanto, independentemente disso, ambos tiveram uma experiência sensorial estimulante em relação ao paladar. Se essa coleção de conteúdo fosse real, a mesma conexão sensorial poderia ser estabelecida com seu cliente, despertando sensações únicas e envolvendo-os de maneira profunda.

O importante de se destacar é que essa conexão ocorreu involuntariamente em seu subconsciente, e é exatamente isso que devemos  buscar ao aplicar os atributos sensoriais em qualquer coleção, independentemente da temática.

 

Audição

O sentido do paladar pode ser extremamente desafiador de ser aplicado a uma coleção de moda. Afinal, como trazer essa experiência para um produto que não é comestível? Embora o cliente não possa controlar quais estímulos sensoriais percebe, ele pode direcionar sua atenção para aqueles que mais o atraem. É aí que entra a abordagem adequada.

Por exemplo, vamos supor que você tenha criado uma coleção temática inspirada no café. Mas como transmitir os estímulos auditivos associados a essa bebida?

Em cafeterias, um som característico é o barulho das máquinas de café moendo os grãos para preparar um espresso. Embora esse som não esteja presente no produto em si, você pode incluir elementos em seus materiais de divulgação, embalagens e acessórios que remetam ao ambiente de uma cafeteria. Dessa forma, seu cliente inconscientemente fará uma associação entre seu produto e todos os estímulos auditivos que ele evoca, desde que tenha alguma experiência anterior relacionada ao café.

Imagine lançar sua coleção em uma cafeteria renomada da cidade, seria incrível, não é mesmo?

A ideia de usar a mesma situação nos dois sentidos foi para destacar que todos os estímulos sensoriais estão conectados e se fortalecem mutuamente. O segredo é saber usar esses estímulos como atributos em seu produto. Aproveite o que a natureza humana tem a oferecer, mas lembre-se de nunca perder a identidade de sua marca, pois é isso que a consolida e a leva ao sucesso.

 

O Marketing sensorial e as vendas

Apresentar e alimentar o consumidor com informações sobre o produto não é suficiente. A marca precisa envolvê-la emocionalmente, criando um sentimento de confiança e pertencimento. A estratégia de marca deve considerar tanto o racional quanto o emocional, pois o estímulo sensorial pode captar e fidelizar o cliente de forma mais eficaz do que o estímulo racional.

Marcas como Zara e Chanel investem em estímulos sensoriais há algum tempo, pois eles ativam a memória dez vezes mais do que os estímulos racionais. A Antárctica vinculou seu refrigerante de Guaraná Antártica com pipoca e pizza em suas campanhas publicitárias, criando um vínculo emocional com o cliente que perdura até hoje.

O cinema também usa estímulos sensoriais há décadas e, nos últimos dez anos, se dedicou ainda mais a eles, com gravações imersivas em 3D e salas com efeitos olfativos e táteis. As marcas de moda, como Chanel e Dior, também investem em perfumes icônicos, envolvendo seu público-alvo de forma emocional.
Comprar em lojas próprias dessas marcas é uma experiência sensorial completa, que envolve desde a localização até a decoração, iluminação, texturas e perfumes. Os clientes são recebidos por um mordomo com taça de prosecco e os itens são apresentados de forma cuidadosa, criando uma experiência única que desperta lembranças e desejos.

Se você tem um forte interesse em moda de alta-costura e uma boa conta bancária, é provável que retorne várias vezes por causa da experiência sensorial oferecida pela loja. Isso também influencia as expectativas dos clientes em outras lojas de roupas. Utilizar atributos sensoriais em sua loja ou produtos pode ser benéfico para sua marca e não é necessário ser um expert em marketing para fazê-lo. Investir nisso pode trazer um retorno positivo e duradouro para a marca.

Passos para usar atributos sensoriais em produtos de moda:

  • Alinhe seus valores de marca com o produto oferecido.
  • Conheça seu público-alvo e seus desejos conscientes e inconscientes.
  • Identifique as características positivas do seu produto, como aroma e textura.
  • Contextualize a apresentação do produto, considerando a luz, decoração e local – de exposição.
  • Crie oportunidades para viver a experiência do produto proposto.
  • Evite erros comuns, como oferecer apenas café ou depender apenas da loja ou vitrine para vender. Treine sua equipe para identificar oportunidades sensoriais e executá-las com excelência.

 

A importância da ativação dos estímulos sensoriais para a experiência do consumidor

A preocupação com os sentimentos do consumidor e a ativação dos estímulos sensoriais é tão importante devido à eficiência da memória afetiva em comparação com a memória racional. Além disso, é natural que a atenção do consumidor às mensagens visuais esteja diminuindo.

Como seres humanos, somos mais receptivos quando envolvemos nossos cinco sentidos. No entanto, poucas campanhas publicitárias aproveitam além da visão e da audição para transmitir suas mensagens. A publicidade frequentemente se limita aos sentidos visual e auditivo, negligenciando experiências táteis e gustativas. É importante ir além do compartilhamento e da frequência de visualização ao criar uma conexão sensorial com o público-alvo.

Quando queremos que nossos clientes se tornem fiéis à nossa marca e consumidores regulares de nossos produtos, a experiência sensorial se torna não apenas importante, mas obrigatória. A Apple é um bom exemplo disso com seus Macs, iPhones, etc. Ao atingir o público de maneira sensorial, a marca se aproxima dos clientes e cria uma fidelidade por meio da memória afetiva, permitindo que eles vivam e se identifiquem com o estilo de vida da marca.

Os consumidores buscam oportunidades onde possam experimentar marcas de maneira multissensorial, sentindo e vivenciando seus valores e prazeres. Eles compartilham histórias geradas a partir dessas experiências com amigos, familiares e colegas de trabalho, deixando laços emocionais permanentes em seus inconscientes e, assim, tornando-se parte da marca e a marca, parte integrante de suas vidas.

Se a privação dos sentidos é um preço que tivemos de pagar pela quantidade de tecnologia disponível hoje em dia, as marcas podem preencher esse vazio oferecendo o tipo de estímulo sensorial que nos energiza como seres humanos” (BATEY, 2010).


Fonte: Ebook criado por Yara Back- Designer de moda e Sócia da IZ Têxtil em parceria com Marcelo do Nascimento- Especialista em marketing e gestão estratégica.

Avalie este conteúdo
Posts relacionados

Deixe um comentário