SELO BCI: Descubra como ele pode beneficiar a sua saúde e o seu bolso

5 minutos para ler

Você já ouviu falar do SELO BCI? Talvez você já tenha visto esse selo em alguns produtos de algodão, mas não sabe o que ele significa. Mas, calma, que eu te explico. 

SELO BCI é uma certificação que garante que o algodão foi produzido de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, os trabalhadores e o futuro da indústria têxtil. 

Mas o que isso tem a ver com a sua saúde e o seu bolso?

Neste artigo, vou te mostrar como essa iniciativa pode trazer benefícios para você e para o planeta. Vem comigo!

O que é o SELO BCI?

A sigla BCI significa Better Cotton Initiative (tradução: iniciativa para um algodão melhor), uma organização global, sem fins lucrativos, que reúne produtores, comerciantes, fabricantes, marcas, varejistas e organizações da sociedade civil para promover a produção sustentável de algodão em todo o mundo .

Essa ideia é feita em cima de três pilares importantes para o mundo: cuidar da natureza, das pessoas e do dinheiro. Quem planta o algodão com o SELO BCI tem que seguir uma série de regras que ajudam a minimizar os estragos no seu cultivo, como usar menos venenos, água e terra.

Além disso, a BCI também promove relações justas de trabalho, proibindo o trabalho infantil, escravo, discriminatório e garantindo a liberdade de associação sindical.

O SELO BCI é reconhecido por diversas organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele também conta com o apoio de grandes marcas e varejistas, como Adidas, H&M, Levi’s, Nike, Zara, entre outras .

Como ele beneficia a minha saúde? 

Você sabe que o algodão é uma das fibras naturais mais usadas no mundo, correto?

Ele está presente em roupas, calçados, acessórios, cama, mesa e banho, entre outros produtos. 

No entanto, o algodão normal pode fazer mal para você, pois ele é plantado com muitos químicos que podem dar coceira, vermelhidão, inchaço e até doenças muito ruins, como o câncer.

Em contrapartida, o algodão com o SELO BCI é produzido seguindo as orientações de quem entende de saúde, como a OMS e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Isso quer dizer que ele é melhor e mais saudável para a sua pele, evitando doenças de pele e de respiração.

Além disso, o algodão com o SELO BCI é mais macio, confortável e durável, pois preserva as características naturais da fibra, como a respirabilidade, a absorção e a resistência. Assim, você pode desfrutar de produtos de qualidade, que não perdem a forma, a cor e o toque com o tempo.

Bom, agora que você já sabe como ele beneficia a sua saúde, vamos falar de outro assunto que interessa a todos: o seu bolso.

Como ele beneficia o seu bolso?

Você pode pensar que o algodão com o SELO BCI é mais caro do que o algodão comum, mas isso não é verdade. Na verdade, ele pode ser até mais barato, pois ele é produzido com mais qualidade e economia, poupando os gastos com a produção e o transporte.

Ele também faz bem para o seu bolso com um tempo, pois ele dura mais e não estraga tão fácil, fazendo com que você não tenha que trocar ou comprar coisas novas toda hora .

Além disso, ao escolher produtos com o SELO BCI, você está contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a melhoria das condições de vida dos produtores de algodão, que recebem capacitação, assistência técnica, acesso a crédito e a mercados, entre outros benefícios. Assim, você está investindo em um futuro mais sustentável, justo e próspero para todos.

Pra finalizar, o SELO BCI é uma forma de você saber que o algodão foi feito de forma sustentável, respeitando a natureza, os trabalhadores e do futuro das indústrias têxtil. Quando você escolhe produtos com o SELO BCI, você está fazendo bem para você, para o seu bolso, e também está fazendo uma coisa boa para o mundo. Por isso, quando for comprar peças de algodão, procure pelo SELO BCI e faça a sua parte. Você vai gostar da qualidade e do conforto que ele oferece.

E se você quer conhecer uma empresa que possui o SELO BCI e que oferece produtos de algodão de alta qualidade, visite agora mesmo o site da IZ têxtil.

Avalie este conteúdo
Posts relacionados

Deixe um comentário