A cultura da moda rápida e descartável, baseada em tendências, perde cada vez mais espaço entre os novos hábitos de consumo. Com o reconhecimento crescente da necessidade de cuidar do planeta e reduzir os impactos ambientais da indústria têxtil, a moda atemporal se destaca na preferência do mercado.
Mas não se trata de apenas reduzir o ritmo de produção das peças. A moda atemporal é a soma de conceitos e atitudes que refletem uma nova forma de pensar. É a roupa ressignificada, é um olhar diferente sobre as escolhas do dia a dia, é a rejeição à cultura do desperdício. E é muito mais.
Veja o que é e por que essa nova forma de fazer moda vai criar diferenciais na sua próxima coleção de moda.
A mensagem por trás da moda atemporal
Toda roupa carrega uma mensagem. A moda atemporal se contrapõe ao conceito puramente comercial da roupa, da produção massiva com tendências rápidas e produtos praticamente descartáveis.
Como o próprio nome já diz, é uma moda que prioriza a permanência. A ideia é a produção de peças de qualidade tendo como base a elegância simples e intercambiáveis.
Assim, a mensagem é uma moda que se mantém relevante através dos anos, independentemente das tendências do momento, justamente por ter sido validada pelo tempo.
É o vestir consciente, a produção de um guarda-roupa que ultrapassa não só estações, mas passeia pelos anos sem deixar de ser atual, pertinente e expressiva.
Ciclos do mercado x temporadas de moda
Desta forma, investir na moda atemporal em suas coleções é gerar valor, proporcionando um guarda-roupa versátil e que nunca sai de moda. Essas peças clássicas e atemporais devem ser produzidas pensando mais nos ciclos do mercado do que nas temporadas de moda.
Isso significa investir em tecidos consonantes com as preferências do seu público-alvo, priorizar o clima próprio da região em que atua, investir em tons neutros e básicos que funcionam em qualquer estação e trabalhar coleções cápsulas que evitam sobras no estoque, por exemplo.
Qualidade e conforto são essenciais
Por outro lado, o conceito de moda atemporal pressupõe peças feitas com calma e capricho, em uma produção consciente e sustentável.
Isso implica em ações como o uso de materiais amigos do meio ambiente, reciclagem de sobras, redução do descarte e encaminhamento e tratamento correto dos resíduos têxteis.
Ao mesmo tempo, são peças que devem ser feitas para durar anos e não apenas uma temporada ou duas. Por isso, a qualidade do material, dos acabamentos e aviamentos é tão importante quanto o design, a cor e o tipo de peça.
Da mesma forma, o conforto é parte essencial da moda atemporal. Antes de mais nada, porque roupas pouco confortáveis não costumam durar no guarda-roupa. Mas a pandemia também fez sua parte ao gerar um novo olhar sobre o assunto.
Hoje as pessoas passam mais tempo em casa trabalhando, estudando, se exercitando, cozinhando, se divertindo. E buscam por roupas que possam ser usadas em uma videochamada de trabalho e que possam ser usadas tanto em casa quanto na rua.
São looks práticos e confortáveis, descomplicados, mas com estilo e personalidade. Assim, a moda atemporal também é homewear, sleepwear, streetwear, sportswear. Ou seja, ela se enquadra em todos os segmentos do mercado. É o vestir elegante e consciente para todas as ocasiões, dentro e fora de casa.
Vantagens de investir na moda atemporal
Blusa feminina e masculina de algodão, moletom e regatas são peças que ultrapassam o tempo, que atravessam gerações estando sempre na moda.
Ou seja, a moda atemporal é contemporânea, é essencial e única, transmite bom senso e minimalismo.
Além de ter um público cada vez maior e cativo, a moda atemporal traz várias vantagens para quem usa e para quem produz.
-
Demonstra cuidado com a qualidade
Um dos princípios da moda atemporal é o cuidado com a qualidade das peças em todos os detalhes, dos tecidos aos aviamentos. Etiquetas bem-produzidas, por exemplo, demonstram a atenção às escolhas e a preocupação de que os clientes tenham o melhor material possível em todos os aspectos;
-
Maior variedade nas vitrines
A moda atemporal pode ser facilmente combinada entre si, abrangendo as mais diferentes ocasiões. Dessa forma é possível manter a vitrine sempre atualizada com criando looks com peças intercambiáveis dentro de uma mesma coleção de moda;
-
Maior alcance de público
Como a moda atemporal preza mais pela simplicidade e minimalismo do que pelo exagero, também alcança um público maior, já que oferece mais oportunidades de personalização através de acessórios e outras peças;
-
Agrega valor à marca
Demonstra que a sua marca tem preocupação ambiental, buscando uma cadeia produtiva mais ecológica e sustentável. Quanto maior a responsabilidade social, mais valor agregado às peças;
-
Redução do descarte
Há mais facilidade em criar subcoleções ou coleções cápsulas. Desta forma é possível reduzir os estoques e reaproveitar peças de coleções anteriores acrescentando pequenos detalhes e releituras;
-
Atende ao desejo dos consumidores
As pessoas sempre procuram peças-base para ter no armário. Por isso incluir peças de moda atemporal em seu mix é atender a um desejo do próprio mercado.
E então, o que acha da ideia de inserir a moda atemporal no seu mix da próxima coleção?
Continue acompanhando nosso Blog e receba muito mais dicas de moda como essa!
Um comentário em “Saiba por que investir em moda atemporal em suas coleções”