Private Label: Conheça o modelo de negócio lucrativo que está revolucionando a indústria da moda

4 minutos para ler

Você já ouviu falar sobre Private Label? Essa é uma tendência que tem conquistado cada vez mais empresários de todos os portes no mundo da moda.

Com a possibilidade de criar produtos com marca própria,
a sua empresa pode se destacar no mercado e conquistar mais clientes. Quer entender melhor sobre como funciona o Private Label e como ele pode beneficiar o seu negócio? Então continue lendo!

A terceirização não é um conceito novo, mas vem ganhando destaque especialmente no mundo da moda nos últimos tempos. Isso se deve à popularização do modelo conhecido como Private Label, que tem se expandido rapidamente devido às inúmeras vantagens que produtos com marca própria, fabricados por terceiros, têm trazido para empresários e empreendedores de todos os patamares.

 

Mas afinal, o que é Private Label?

Trata-se da contratação de mão de obra e produção industrial terceirizada para a criação de produtos próprios da marca, comercializados no varejo.

Na prática, isso significa que você, como dono da marca, pode contratar outra empresa para produzir e/ou desenvolver os produtos que só serão vendidos no mercado com a sua marca. Essa é uma ótima maneira de vender peças exclusivas, mesmo sem ter uma linha de produção própria.

E o melhor de tudo é que o modelo pode ser adotado por empresas de qualquer porte, com a possibilidade de terceirizar todo o processo ou apenas parte dele, de acordo com a estratégia adotada.

Além disso, os produtos de marca comum são distribuídos para venda em diversos estabelecimentos comerciais, enquanto os private label têm distribuição exclusiva pela empresa contratante e só são vendidos pelo varejo detentor da marca. Quer saber mais sobre como o private label pode beneficiar o seu negócio? Continue lendo!

 

Modelo de negócio lucrativo para empresas de todos os tamanhos

O modelo de negócio private label tem se mostrado lucrativo e é adotado pela maioria dos grandes varejistas de moda, já que permite que a empresa foque no conceito das coleções, pesquisa, design, divulgação e administração dos pontos de venda são de responsabilidade do contratante enquanto terceirizam a produção.

De acordo com a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), o consumo de produtos de Private Label no Brasil aumentou mais de 22% entre janeiro de 2019 e janeiro de 2022. Esse aumento é justificado pela vantagem tanto para o consumidor final, que pode adquirir até 120% mais itens pagando até 30% menos, quanto para as marcas, que conseguem cortar custos sem perder a qualidade dos produtos e aumentar os lucros.

Uma das grandes vantagens é que o modelo private label não é exclusivo para grandes empresas, podendo ser usado por pequenas confecções com os mesmos benefícios que os grandes varejistas. Se você está pensando em adotar o modelo private label no seu negócio, essa pode ser uma ótima estratégia para otimizar recursos e gerar valor para a sua marca.

Private Label: fortalecendo a sua marca

O fortalecimento da marca é crucial no planejamento estratégico de qualquer empresa.

Conhecer o público-alvo é fundamental para criar peças que atendam às suas necessidades e desejos, transmitindo uma boa imagem e mostrando o comprometimento com o cliente.

Com o private label, é possível ser criativo de forma ampla, terceirizando a produção e tornando as ideias em realidade. Oferecendo produtos exclusivos de qualidade e preços acessíveis, é possível fidelizar clientes e gerar interesse na marca, criando expectativa a cada nova coleção.

E quais as vantagens para o seu negócio?

A private label é um modelo de negócio em expansão graças às suas vantagens competitivas. Na indústria da moda, ela oferece a oportunidade de criar produtos exclusivos para seus clientes e se destacar no mercado.

Além disso, com ele é possível ter um lucro final maior, mesmo com o pagamento da empresa terceirizada. Com todos os custos de produção terceirizados, é possível aumentar as margens e oferecer preços mais atraentes aos consumidores, que terão acesso a produtos de qualidade.

Outra vantagem é que reduz a necessidade de gestão de recursos humanos, treinamento e capacitação de funcionários, aumento da equipe, logística, entre outros. Também não é preciso investir em gerenciamento de produção, aquisição de maquinários ou atualização de tecnologias. E o melhor: não requer grande investimento inicial.

 

Fontes:

https://portal.comunique-se.com.br/mercado-de-private-label-cresce-mais-de-20-no-brasil/

https://www.mundodomarketing.com.br/noticias-corporativas/conteudo/283819/mercado-de-private-label-cresce-mais-de-20-no-brasil/

5/5 - (1 vote)
Posts relacionados

Deixe um comentário