Ter um bom planejamento é um dos pilares para uma coleção de moda de sucesso. E quem é criativo está com o olhar lá na frente, começando as pesquisas para os próximos anos. As previsões globais têm um material farto, principalmente em relação à tendência de cores para 2022. Por isso, vale a pena dar uma olhada nas novidades e começar a preparar seu mood board.
Tons neutros e atemporais são a base da tendência de cores para 2022
Uma ideia sempre interessante é criar uma base de tons neutros para a coleção. A tendência de cores para 2022 mostra os neutros atemporais ganhando força, principalmente preto, marrom e verde, entre as cores escuras.
Mas não se iluda, nada é tristeza ou comedimento em excesso. Cores quentes e exuberantes, como o pink pop e o roxo, dão ânimo aos looks. Assim como tudo o que lembra as baladas pré-pandemia, como lurex, metalizados, foil e glitter.
O contraste de brilho e opacidade, aliás, é tudo nessa tendência de cores 2022, assim como a diferença de tom pela mistura de tecidos em textura diferente.
Em tempo, isso vale tanto para os neutros dark quanto para os clarinhos, como o branco, e os pastéis de inspiração candy.
Preto aparece com destaque entre as tendências
O preto, a propósito, ganha destaque entre as tendências de cores para 2022, porém extraído de forma sustentável. Afinal, é uma das cores globalmente mais usadas, embora ainda a partir de derivados do petróleo.
Na esteira das pesquisas para o desenvolvimento do preto sustentável, a WGSN, uma das maiores empresas de análise de tendência do mundo, sugere a exploração da cor a partir de pigmentos atóxicos.
Além da tendência do preto em looks monocromáticos, porém não uniformizados, a ideia é combinar com acabamentos que criem diferenciais à superfície, como opacos, brilho e semi-brilho.
Emoção e resiliência com certa nostalgia
Já estamos há quase dois anos na pandemia, e ninguém ousa mais apostar em uma data de término. Com ela, chegou uma das mais poderosas tendências de cores para 2022: os tons que transcendem as estações.
No rastro dessa incerteza, os consumidores ainda estão emotivos, mas resilientes e esperançosos. Colado mais do que nunca com a sustentabilidade na moda, eles querem cores que não cansem, que se intercambiem e assim se renovem.
Tons terrosos que dão segurança, azuis que confortam o espírito e rosas procuram combinar a inovação do mundo digital, cada vez mais presente com a familiaridade de antigas coleções.
Estética digital em cores mutantes
Já para a WGSN, as cores serão fundamentais para experiências imersivas e transformadoras. Assim, a estética digital deve resultar no uso dinâmico e mutante de acordo com o comportamento ou o ambiente.
Na prática, essa tendência de cores para 2022 se traduz em filtros digitais, efeitos de espectro de cores, rosa neon, ultravioleta, azuis vibrantes e efeitos de luz.
Violeta e verde são o foco dos pigmentos naturais
Por outro lado, para a WGSN a sustentabilidade no mundo da moda é um caminho sem volta, onde os pigmentos naturais são fortes personagens.
Tecnologias têxteis de ponta já estão produzindo fibra biodegradável naturalmente fluorescente e nanoestruturas que refletem a cor (cores estruturais).
Com base nessas inovações, a tendência de cores para 2022 coloca as cores vivas em foco. Em especial o violeta e o verde, além de efeitos furta-cor e fluorescentes.
Neutros puros realçam a beleza dos tecidos em estado natural
Mais uma vez ditando a tendência de cores para 2022, a sustentabilidade impulsiona os neutros puros. Tons sem tingimentos e/ou reaproveitados já estão sendo utilizados em marcas como a Converse, Adidas, Story mfg e Icicle.
A WGSN aponta os nuances brancos, beges, crus e alvejados para as paletas das próximas temporadas.
Quer saber mais sobre cores e tendências de moda? Continue acompanhando nosso blog e receba as melhores dicas e novidades do setor.